Muito se fala da importância de ter hábitos de higiene diários como lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho. Tudo isso para eliminar a sujeira, evitando o aparecimento de diversas doenças. No entanto, o que pouca gente sabe é que a região dos olhos precisa dos mesmos cuidados, só assim é possível mantê-los saudáveis e longe de infecções.
A recomendação é que a higiene ocular seja feita, preferencialmente, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, junto da higiene do rosto. A limpeza deve ser realizada por todos, independente de ter alguma deficiência visual ou não, mas pessoas com alguma irritação ou alergia devem redobrar a atenção e efetuar o procedimento com maior frequência se achar necessário ou houver recomendação médica.
Para realizar a higiene ocular, o ideal é usar água fria e algum sabonete ou adstringente neutros, que pode ser um xampu neutro de bebê, por exemplo, na região externa dos olhos. Lenços umedecidos e géis, ambos específicos para a limpeza dos olhos, também são indicados para fazer essa higienização. Não há necessidade de limpar os olhos em si, a não ser em alguma patologia, mas neste caso haverá indicação específica do médico que está realizando o tratamento.
No casos das mulheres, a falta de cuidado com os resíduos da maquiagem pode ser um problema, pois existe a possibilidade de causar reações alérgicas. Por isso, o ideal é nunca dormir de maquiagem, lave bem o rosto, principalmente, a região dos olhos antes de dormir. Outro cuidado que deve ser tomado é com relação aos produtos utilizados para fazer a maquiagem. Pode ser que ele não faça bem para você e cause algum tipo de irritação. Nestes casos, parar de usar o produto é fundamental. Fazer testes antes da utilização, também pode ser uma boa alternativa para evitar a inflamação dos olhos.
Para quem usa óculos, os cuidados devem ser estender a eles. Os óculos também precisam ser lavados frequentemente com sabonete ou xampu neutros para evitar infecções nos olhos. No caso das lentes de contato, os cuidados precisam começar pela higiene das mãos, elas devem ser bem lavadas antes do manuseio das lentes. Os estojos também precisam ser limpos e higienizados pelo menos uma vez na semana e trocados com frequência, seguindo orientação do oftalmologista que é quem deve indicar o tipo de solução na qual elas são guardadas.
A falta de higiene ocular pode causar infecções como conjuntivite - inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras; e blefarite - inflamação da região dos cílios, que pode ser acompanhada de descamação e, quando intensa, pode levar a queda destes cílios acometidos.
Seguir essas recomendações é fundamental para manter seus olhos saudáveis. Faça a higiene ocular com frequência e no aparecimento de qualquer tipo de infecção, inflamação ou alergia, procure um médico oftalmologista para que seja realizado o tratamento adequado.
Fonte: Dra. Winnie Maria Soares de Souza Lima