Os olhos merecem atenção especial. A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente. Cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por ela. Por isso, o dia 10 de julho – Dia Mundial da Saúde Ocular – vem alertar a população sobre a importância de visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual (clareza de visão) e diagnóstico precoce de qualquer outra alteração que exija tratamento médico como forma de prevenção às complicações que levam à cegueira.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual em todo o mundo, sendo que 45 milhões delas são cegos. Vale destacar que 8 de 10 casos de cegueira podem ser evitados por meio de ações efetivas de prevenção ou tratamento.
Orientações para proteção da saúde ocular
Mas você sabe cuidar bem dos seus olhos? Pequenos cuidados na rotina ajudam a proteger a saúde ocular. Preste atenção nas dicas abaixo:
- Desvie o olhar das telas e dos livros: O ato de piscar é muito importante para a saúde ocular. Ao fixar a visão, nos celulares e computadores, ao ler livros e jornais, há diminuição do piscar causando ressecamento ocular. Estudos sugerem que cerca de 90% das pessoas que usam um computador pelo menos três horas por dia sofrem de algum tipo de problema visual, como fadiga ocular, visão embaçada, dificuldade em focar a certa distância, olhos secos, dores de cabeça – e também no pescoço, nas costas e nos ombros. Lembre-se de piscar frequentemente, o que pode ajudar a prevenir os olhos secos e de descansar os olhos ao longo do trabalho ou da leitura.
- Use óculos com proteção solar: Eles ajudam a proteger seus olhos dos raios ultravioleta (UV), já que exposição exagerada a esses raios aumenta o risco de catarata e degeneração macular. Usuário de lente de contato tem a opção de usar lentes que oferecem essa proteção.
- Não fume! Se você é fumante, saiba que também está prejudicando a saúde dos olhos. Fumar tem sido associado a um risco de aumento nos casos de catarata, lesão do nervo óptico e degeneração macular.
- Utilize óculos de segurança: quem trabalha com materiais perigosos ou no trabalho ou em casa, a utilização de óculos de segurança ou óculos de proteção protege os olhos contra danos, perda de visão e cegueira.
- Não use colírios sem orientação médica: Mesmo os colírios simples, não específicos para tratamento de doenças oculares, podem prejudicar os olhos se forem usados sem orientação. Além disso, eles podem causar novas doenças ou mascarar sintomas do problema real.
- Visite o oftalmologista: É importante que todos (adultos e crianças) tenham os olhos examinados regularmente. Ao fazer exames oftalmológicos regulares, problemas oculares podem ser identificados no início, quando eles são mais fáceis de tratar.